Dia 14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes.Uma campanha da International Diabetes Federation e da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Esse ano, a meta aumentou e a intenção é chegar a 500 locais com a luz azul pelo mundo inteiro. O Brasil participou, ano passado, com cerca de 50 pontos de luz azul. Esse ano a proposta precisa ter continuidade. Envie sua programação para o site da SBD, com a foto do local que será iluminado, para que seja incluída neste hotsite, especialmente criado para o Dia Mundial do Diabetes. Lembrem-se que estas ações poderão ser realizadas qualquer que seja o tamanho do seu município.
Iluminação Azul Confirmada em Mais de 25 Países
A pouco mais de um mês do Dia Mundial do Diabetes, a tradicional iluminação azul já foi confirmada em pelo menos 100 monumentos espalhados em mais de 25 países. As adesões continuam sendo encaminhadas para o site da International Diabetes Federation - World Diabetes Day. A campanha pelo Dia Mundial do Diabetes de 2007 conseguiu promover a iluminação em 279 monumentos. Calcula-se que no ano passado a mensagem de conscientização tenha atingido mais de um bilhão de pessoas nos cinco continentes.
No Brasil:
Cristo Redentor – Rio de Janeiro (RJ)
Ponte Hercílio Luz - Florianópolis (SC)*
Monumento Barca de Joinville - Joinville (SC)*
Torre da antiga Prefeitura Municipal de Joinville - Joinville (SC)*
Centro de Eventos Cau Hansen (Sede do Balé Bolshoi) - Joinville (SC)*
Centro Hospitalar UNIMED - Joinville (SC)*
Sede da Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ) - Joinville (SC)*
Sede da Faculdade de Medicina da USP - São Paulo (SP)
*Apoio SBEM Regional Santa Catarina
No Mundo:
Brandenburger Tor – Berlim, Alemanha
Burj al Arab e Hotel Jumeirah Emirates – Dubai, Emirados Árabes Unidos
Hofburg Imperial Palace – Viena, Áustria
Manneken-Pis – Bruxelas, Bélgica
Pirâmide de Gisa e Esfinge – Cairo, Egito
Torre de Tóquio – Tóquio, Japão
Bélgica Bate Recorde na Europa - A adesão mais recente chegou da Áustria. O histórico palácio real de Hofburg, sede da Presidência, ficará azul, assim como outros monumentos europeus. A Bélgica baterá o recorde, com mais de 10 pontos a serem iluminados, entre palácios, torres e hotéis. Não apenas em Bruxelas, mas também em outras cidades como Libin, Nivelles e Gent. As outras nações que aderiram até o momento foram Inglaterra, Croácia, Chipre, França, Suécia e Suíça.
Tema 2008A cada ano o Dia Mundial do Diabetes enfoca um tema especial. Os escolhidos no passado incluem diabetes e direitos humanos, diabetes e estilo de vida e o custo do diabetes.
O objetivo principal da campanha 2008 é lutar para que nenhuma criança fique sem tratamento ou morra por causa do diabetes. As novas estatísticas da International Diabetes Federation (IDF) mostram que a cada ano mais de 70 mil crianças desenvolvem diabetes tipo 1. Pelo mundo, 440 mil crianças com menos de 14 anos têm diabetes tipo 1. O tipo 2, que antes se desenvolvia apenas em adultos, está aumentando com uma rapidez alarmante, especialmente entre minorias étnicas. Esse fato é decorrência da obesidade e falta de atividade física. Atualmente, mais de 200 crianças desenvolvem diabetes a cada dia. São também objetivos da International Diabetes Federation:
Aumentar o número de crianças apoiadas pelo programa da IDF Life for a Child.
Aumentar a conscientização sobre os sinais de alerta do diabetes.
Apoiar iniciativas para reduzir a incidência da cetoacidose diabética e distribuir materiais de apoio a estas iniciativas.
Promover estilos de vida saudáveis que ajudem na prevenção do diabetes tipo 2 em crianças.
Os temas das campanhas mais recentes foram:
2004: Diabetes e Obesidade
2005: Diabetes e Cuidados com os Pés
2006: Diabetes entre os Desfavorecidos e os Vulneráveis
O Dia Mundial conta com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), que assinou em 2006 uma Resolução que reconheceu o diabetes como uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas. A SBD apóia a campanha mundial e colabora divulgando as várias ações e atividades que acontecem pelo Brasil.
A vida é um assunto local, mas você faz parte do mundo do diabetes.
0 comentários:
Postar um comentário