Quem toma insulina tem diabetes do tipo 1?
Errado. Muitos diabéticos do tipo 2 necessitam dose extra de insulina para superar a resistência à insulina produzida pelo pâncreas ou porque seu pâncreas ficou “cansado” e não produz mais insulina em quantidades adequadas.
Meu pai ficou diabético de tanto comer açúcar.
Errado. Açúcar em excesso aumenta o peso e enfraquece os dentes, mas não provoca diabete, de imediato. Provoca indiretamente através da obesidade.
Minha mãe é diabética, portanto, eu também serei.
A genética é parte importante do processo, mas você ajudará a doença se for obeso. Obesidade é uma das causas principais de resistência à insulina.
Meu médico diz que eu estou um pouco diabético.
Errado. Ou você é diabético ou não. O que o médico quer dizer é facilmente controlou seu diabete com dieta e exercício. Mas cuidado, não abuse, a doença pode progredir.
Se a mãe teve diabetes na gravidez, a criança vai nascer diabética.
Não é verdade. Porém, se a criança teve peso grande ao nascer e se tornar uma criança ou adolescente obeso, tem mais chances de desenvolver a doença.
E a mãe que teve diabetes gestacional pode tornar-se diabética?
Sim, o risco é alto disto ocorrer, de 40 a 60%. De novo, a obesidade aumenta o risco.
Posso manter a insulina no congelador?
Não, ela pode mudar a fórmula. Depois de aberto o frasco, você pode mantê-lo em temperatura ambiente por 30 dias. Se for levar mais tempo para usá-la, coloque-a na porta da geladeira. Não congele.
Posso “sentir” os meus níveis de glicose sem medir?
Claro que o tempo e o aprendizado contínuo farão você conhecer seu corpo muito bem. Porém, “sentir” os níveis de glicose é impossível. Os testes são necessários.
Sou diabético, por isso devo comer diferente das outras pessoas.
Errado. A comida saudável para o diabético é também a do não diabético. Deve-se ter uma alimentação variada com conteúdo balanceado de carboidratos, proteínas e gorduras. Isso é bom para todos.
Como sou diabético, não posso comer nada de açúcar.
Este é um esforço extremo que não é necessário. O açúcar e os demais carboidratos são metabolizados da mesma forma. Se você balancear o seu uso, negociando consigo mesmo o que você prefere comer, certamente poderá, em raras ocasiões, ter o gosto daquela sobremesa que você adora. O que você não deverá deixar de controlar é que o doce ingerido junto com outros alimentos contendo fibras e avaliar os níveis de glicose após.
Diabéticos não podem ingerir bebidas com álcool.
Não é verdade. Se você controla bem seus níveis de glicose, pode beber um pouco de cerveja ou vinho, sempre junto com uma refeição; lembre-se da pirâmide dos alimentos: usar raramente. Combine com seu médico. Obviamente, você deverá abrir mão de outros alimentos naquele dia.
Sou diabético, por isso sou frágil para me exercitar.
Errado. O diabético necessita de exercícios. É só questão de organizar-se em relação à alimentação, níveis de glicose na hora do exercício e o tipo de atividade. Prefira ginástica aeróbica. Evite exercícios que mantenham os músculos contraídos, como musculação e “apoios” no solo.
Se fizer exercícios, caminhadas por exemplo, vou irritar a pele dos meus pés e criar úlceras.
Errado. Escolha o calçado ideal, use meias, procure selecionar o tamanho dos calçados à tarde, quando os pés são um pouco maiores. Sempre observe o aparecimento de áreas vermelhas de irritação e trate-as logo para evitar progressão. Saiba se seus pés têm risco de úlceras por neuropatia. Combine com seu médico.
De qualquer forma terei complicações com o meu diabete, não importa os cuidados que eu tomar.
Errado. A não ser que você tenha uma genética muito desfavorável, se você controlar os fatores de risco e principalmente, os níveis de glicose, você poderá viver sem complicações.
A pílula anticoncepcional pode afetar meu controle de diabetes.
Certo. Talvez você tenha que usar mais insulina ou medicação oral, pois a pílula pode reduzir sua ação, ainda que levemente.
O diabetes pode causar impotência.
Na realidade o diabetes pode antecipar a impotência masculina. Os problemas podem começar lentamente. Mais freqüentemente ocorrem após 50 anos de idade. Diabéticos iniciam problemas de impotência em média 10 anos antes de não-diabéticos. Se você controlar os níveis de glicose, poderá viver sem este problema.
O stress pode causar diabetes.
Errado. O stress por si só não é causador da doença. Mas quem é portador pode fazê-lo evoluir mais rápido vivendo sob stress. Por isto pode ocorrer que a primeira manifestação da doença seja um acidente de automóvel ou uma cirurgia, onde o stress é, certamente, exagerado.
O stress afeta o controle da glicose no sangue.
Correto. Primeiro, porque o stress libera hormônios que aumentam a glicose. Segundo, porque muitas vezes reagimos ao stress comendo ou bebendo mais ou nos exercitando menos.
O diabetes pode causar mudanças no comportamento.
A auto-estima ou o equilíbrio das emoções podem ser afetados pela presença da doença, que muitas vezes causa surpresas inesperadas ao portador. Por isso, apoio familiar e médico é importante para dar segurança ao paciente.
A depressão é mais comum em diabéticos.
Pode-se dizer sim. Todos nós oscilamos entre períodos melhores e piores, mas no diabético os períodos depressivos podem ser mais intensos. Apoio psicológico pode ser uma forma de evitá-los.
Fonte: Livro: “Desembarcando o Diabetes”.
Autor: Dr. Fernando Lucchese
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Fatos e Mitos sobre Diabetes
Postado por Sawana às 20:50
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário